RÚBRICA MAIS DO QUE DANÇA

A DANÇA E A AMIZADE

A Amizade é uma relação de afinidade, reciprocidade, ajuda mútua, respeito e confiança criada entre uma ou mais pessoas.

Uma relação de amizade é um vínculo que se escolhe, por isso tem um peso diferente da família. Os amigos contribuem para a construção da nossa própria identidade, ideias e valores, sensação de pertença e objetivos de vida. Além disso, bons amigos são um antídoto para doenças físicas e emocionais, logo a amizade faz bem à saúde.

Hoje, vou contar-vos como começou o meu círculo de amizade chamado OLD SCHOOL.

Quantos de nós somos influenciados por amigos para ir praticar este ou aquele desporto?

Pois bem, muitas vezes só vamos para o atletismo, ou o karaté, ou a natação, ou no meu caso a dança, porque alguns amigos/amigas querem ir e acabamos por ir na onda. Às vezes não gostamos, outras vezes até descobrimos um “gostinho” especial por algo que não sabíamos. Esses amigos acabam por desistir, e nós continuamos, porque ganhámos “o bichinho” por aquele desporto.

A minha história começou assim e acredito que para a maioria também. Mas, como em tudo, surpresas acontecem e novas pessoas surgem. Pessoas essas que se tornam colegas de dança, parceiras de competição e sócios de novos projetos. Pessoas com as quais começamos a passar mais horas do que com qualquer outro amigo que fazia parte da nossa vida desde sempre. Claro que, as verdadeiras amizades respeitam o nosso novo espaço, a nossa nova rotina e mantém-se na nossa vida, dando-nos liberdade para construir novas amizades.

Com o nosso amadurecimento surgem novos projetos e, no meu caso, através de um novo grupo de trabalho, acabei por formar um novo círculo de amigos. É verdade! Sonhei um dia criar um grupo de dança para adultos (OLD SCHOOL) que tivesse gosto pela modalidade. Este grupo começou com algumas mães e pais e foi crescendo. Hoje, já passaram algumas dezenas de pessoas por aqui e cada uma delas contribuiu um pouco para os laços que aqui se formaram.

Começou por ser um grupo de duas horinhas semanais a praticar dança, avançou para umas idas, antes da aula, para beber um cafezito, seguiram-se uns jantarinhos para celebrar o Natal, Páscoa, final de ano… Atualmente, tornou-se um convívio regular mensal onde maridos, mulheres e filhos convivem e falam das suas vidas. Neste grupo dançamos, cantamos, falamos, rimos, choramos e sentimos que temos alguém que está sempre pronto a ajudar-nos.

Se havia alguma dúvida do verdadeiro sentido de amizade neste grupo, durante o confinamento foram esclarecidos! Este grupo manteve o contacto online todos os sábados da estadia em casa e sempre com um espírito positivo e atencioso.

Posso afirmar que todos os Old School têm três coisas em comum: todos gostam de dançar, todos adoram conhecer pessoas novas e nunca desistem de novos desafios!

Quero aproveitar e dizer a todos os que já passaram por este grupo que estamos à espera das vossas visitas. A quem está no grupo, agradeço esta amizade de 10 anos que ainda hoje me surpreende!

Para mim, é um prazer ser instrutora de um grupo de dança que dá tanto valor ao trabalho realizado como à amizade, confiança e união e nunca me canso de dizer:

UMA VEZ OLD SCHOOL PARA SEMPRE OLD SCHOOL!!

Andreia Silvestre Faria